Em 1971, o diretor Stanley Kubrick decidiu levar para a telona a trama de "Laranja Mecânica", escrito por Anthony Burgess em 1962. Com base no confronto entre a liberdade e a moral dos indivíduos, e da corrupção do ser humano baseada na repressão dos sistemas sociais e políticos, a obra apresenta um futuro próximo distópico, frio e desumano, que utiliza o espaço e a arquitetura que envolve cada uma de suas cenas.
Uma série de edifícios e lugares notáveis foram incluídos no filme, entre eles, o interior de Skybreak, uma casa de campo desenhada por Norman Foster, Wendy Cheesman e Richard Rogers.
LONDRES, MODERNO E INÓSPITO
O mundo de "Laranja Mecânica" é frio e insensível; Alex, o protagonista, perambula pelas ruas de Londres com seus amigos para cometer crimes e trazer o caos para a cidade. O pano de fundo de suas cenas é formado por uma série de edifícios modernos, tais como o Tavy Bridge Centre em Thamesmead South (edifício onde mora Alex) e o Centro de Conferências da Universidade de Brunel (no filme, o Centro Médico Ludovico).
Kubrick comentou que muitos dos locais utilizados foram encontrados folheando revistas de arquitetura. A escolha destas estruturas mínimas busca refletir uma sociedade aparentemente rígida e rigorosa, procurando apenas a funcionalidade imediata. No interior, no entanto, exploram paixões mais ocultas de seus habitantes com base na excentricidade e absurdo; aparece a forma, luz, cor, a arte.
LOCAIS DE INTERESSE
Cruzamento Southwest, Rótula York Road, Londres SW18.
Hoje é iluminado com grandes luzes e é constantemente monitorado por câmeras de vigilância; naquela época era muito mais sombrio e misterioso, perfeito para filmar as primeiras cenas do filme.
Casino Hotel em Taggs Island, Hampton Court.
Originalmente construído em 1913, Kubrick aproveita sua demolição próxima para filmar a cena do estupro e luta entre grupos rivais, que mostra o declínio dos espaços antigos da cidade que parecem imunes ao controle do governo.
Jardim Japonês da Casa de Milton Grundy em Shipton-under-Wychwood, Oxon.
Esta casa foi projetada pelo arquiteto Patrick Litchfield em 1960. Sua fachada foi escolhida pelo diretor para filmar a chegada do grupo, antes de assediar um casal.
Interior da Casa Skybreak.
Casa projetada por Norman Foster, Wendy Cheesman e Richard Rogers, que só é usada seu interior. Salienta o seu minimalismo e seus móveis extravagantes.
Lobby da Torre D da Universidade de Brunel, Uxbridge.
Suposto interior de uma urbanização de estilo brutalista - agora demolida - em Thamesmead South. No filme, é o edifício de apartamentos onde o protagonista vive.
Belvedere Road, Thamesmead South.
Passeio ao longo do rio, onde uma briga entre o grupo ocorre.
Prisão de Wandsworth.
Localizada a sudoeste de Londres, é atualmente a maior prisão da cidade e é operada pelo Serviço Prisional de Sua Majestade. Foi destinada a "reabilitar" Alex desde a história original.
Centro de Conferências da Universidade Brunel de Londres.
Este edifício foi construído em meados da década de 1960 e é um ponto de referência do brutalismo na cidade.
INTERIOR DO DORMITÓRIO DE ALEX
A planta, analisada em detalhes pela revista Interiors, descreve uma das cenas que acontecem no quarto de Alex, onde ele faz sexo com duas mulheres. Na sequência, os movimentos são acelerados, chegando a 40 segundos no total, enquanto a sua duração real é de 28 minutos.
Sobre esta cena, Kubrick disse: "Me parecia uma boa maneira de satirizar o uso comum da câmera lenta para solenizar este tipo de coisa, e transformá-la em 'arte'. A música (The William Tell Overture) também me pareceu uma boa brincadeira musical para contrastar o acompanhamento musical padrão de Bach."
De acordo com a análise arquitetônica feita pelo Interiors, o espelho no quarto reflete o pôster de Ludwig van Beethoven e o acrescenta uma dimensão única, fazendo-o parecer maior do que é. Os elementos arquitetônicos à direita e à esquerda do espelho produzem um "sistema de grade" que força o público a olhar para uma perspectiva de ponto de fuga.
FICHA TÉCNICA
Título original: A Clockwork Orange
País: Reino Unido
Direção: Stanley Kubrick
Texto: Stanley Kubrick, Anthony Burgess (novela)
Ano: 1971
Duração: 137 min.
Música: Wendy Carlos
Fotografia: John Alcott
SINOPSE
Na Grã-Bretanha do futuro, o delinquente carismático e violento Alex DeLarge (Malcolm McDowell) é preso e condenado por assassinato e estupro. Enquanto estava na prisão, Alex participou de um programa experimental, desenvolvido pelo governo, em que os condenados são "reeducados", anulando qualquer comportamento anti-social.